Imagem do post do blog
18 de julho de 2025
Compreendendo o Processo da Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é um procedimento técnico e científico que tem como objetivo compreender, de maneira ampla e estruturada, seu funcionamento psicológico. Esse processo envolve avaliação das capacidades cognitivas, perfil emocional, comportamentos, traços de personalidade e as habilidades sociais, fornecendo uma visão completa em relação à sua saúde mental.


A realização da Avaliação Psicológica é restrita a profissionais da Psicologia, utilizando uma variedade de instrumentos e métodos para a coleta e análise de dados. Nesse processo são utilizadas entrevistas clínicas, questionários, escalas padronizadas, observações sistemáticas, análise de documentos e testes psicológicos . Muitos desses instrumentos são de uso exclusivo de profissionais da Psicologia.


Ao contrário do que parece, a Avaliação Psicológica nem sempre precisa de um encaminhamento para ser realizada: qualquer pessoa pode solicitar uma avaliação a qualquer momento! Você pode procurar esse serviço de forma espontânea, desde que exista uma finalidade clara. Essa finalidade é o que norteia todo o processo avaliativo, definindo os métodos e as ferramentas mais adequadas para cada caso. São amplas possibilidades:


    • Melhor compreensão das emoções e comportamentos;
    • Investigação de hipóteses diagnósticas como transtornos de neurodesenvolvimento como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e do Transtorno do Espectro Autista (TEA);
    • Aptidão para procedimentos cirúrgicos;
    • Análise de desempenho cognitivo;
    • Orientação vocacional;
    • Entre outros.


Os dados obtidos ao longo da avaliação são interpretados de maneira técnica e ética, sendo sintetizados em um laudo psicológico. Esse documento pode servir como base para decisões clínicas, orientações de tratamento, encaminhamentos a outros profissionais e/ou instituições e até mesmo como instrumento de autoconhecimento.


No Espaço Virtual Personae, adotamos a abordagem da Avaliação Terapêutica, uma metodologia que convida você a ter participação ativa em todas as etapas do processo. Essa abordagem colaborativa não apenas enriquece a compreensão dos resultados, mas também favorece mudanças positivas no curto prazo, oferecendo um espaço de reflexão e desenvolvimento pessoal durante o próprio processo. Aqui você é convidado a participar ativamente desde a formulação das perguntas iniciais até a discussão dos resultados dos testes.


Ao final do processo, realizamos uma sessão devolutiva, na qual os resultados são apresentados de forma clara e acessível. Este momento é fundamental para que se compreenda o significado dos achados, se esclareçam dúvidas e se possam discutir recomendações ou possíveis encaminhamentos terapêuticos. Trata-se de uma etapa essencial, que encerra o processo avaliativo promovendo maior compreensão e direcionamento para futuras ações.


Andressa Oliveira de Souza

Psicologia Clínica e Avaliação Psicológica

CRP 03/32496